8º Ano












PLURALISMO SOCIAL
Vivemos em um mundo globalizado, mas que ao mesmo tempo apresenta tantas segregações em função de cor, posição social, hábitos culturais, crenças...
As atividades iniciais de 2017 dos 8º anos, na disciplina de Ciências,  foram um convite para refletir sobre a diversidade humana partindo da questão: VOCÊ TERIA CORAGEM DE PERGUNTAR QUEM VOCÊ REALMENTE É? apresentada no vídeo “Begin your DNA journey here” – MOMONDO, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KJ3e_ATasbk

NÃO HAVERIA EXTREMISMO NO MUNDO SE AS PESSOAS SOUBESSEM DE FATO DAS SUAS RAÍZES ASSIM! TIPO, QUEM SERIA PARVO O SUFICIENTE PARA PENSAR EM ALGO COMO UMA RAÇA PURA?”

E complementada com as discussões em grupo de textos:
Raças humanas? “A inexistência das raças biológicas ganhou força com as recentes pesquisas genéticas. Os geneticistas descobriram que a constituição genética de todos os indivíduos é semelhante o suficiente para que a pequena porcentagem de genes que se distinguem (que inclui a aparência física, a cor da pele etc) não justifique a classificação da sociedade em raças.” (...)
Darwinismo social. Interpretações distorcidas da teoria de Darwin acabaram sugerindo que culturas e tecnologias de alguns povos eram provas vivas de que seus integrantes ocupavam o topo da civilização e da evolução humana. Enquanto outros povos, não compartilhavam das mesmas capacidades e por isso estariam em uma situação inferior. A teoria darwiniana é uma experiência dinâmica e não pode ser aplicada de modo descontextualizado.

UM MUNDO ABERTO COMEÇA COM UMA MENTE ABERTA!




Um comentário:

  1. "O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." Autor desconhecido.

    ResponderExcluir